Quando chega a altura de se reinventar

Quando pensamos em progredir nas nossas vidas, pensamos usualmente em melhorar as qualidades de que já dispomos, e não em nos reinventarmos por completo. Reinventarmo-nos, é criarmos uma identidade totalmente diferente dentro de nós. 

Quando as áreas da vida que nos desagradam estão em maior quantidade do que aquelas com as quais estamos satisfeitos, estamos numa boa altura para recomeçar do zero. 

Tudo começa fora da nossa zona de conforto. 

Esta mudança começa com a criação de novas perspetivas sobre o mundo à nossa volta, a formação de novas crenças positivas e impulsionadoras, e também por abandonar as nossas velhas noções preconcebidas. 

A nova personalidade é desenvolvida através de ações fora da nossa zona de conforto. Estas ações podem ser variadíssimas, e vão de extremamente assustadoras a ligeiramente desconfortáveis. Aqui estão alguns exemplos:

  • Fazer um penteado novo. 
  • Participar em aulas de improvisação.  
  • Saltar de paraquedas.  
  • Viajar um fim de semana e deixar o smartphone em casa.  
  • Criar um novo grupo de amigos. 
  • Criar novas rotinas diárias (o primeiro mês).

Quando sair propositadamente da zona de conforto?

Quando a ansiedade no nosso dia a dia é maior do que a ansiedade causada quando agimos fora da nossa zona de conforto, é porque está na altura de provocarmos mudanças intencionalmente. Se deseja saber se é o seu caso, faça-se as seguintes perguntas a si próprio: 

– Gosta do que tem neste momento?

Está feliz com a vida que tem levado? Sente que os seus dias são sempre iguais, como se estivesse preso numa espécie de loop infinito?  

Se gosta do que tem neste momento, reinventar-se pode não fazer muito sentido. Mas se acha que a sua vida estagnou de uma maneira que lhe causa ansiedade, então mude! 

– Há quanto tempo está insatisfeito?

Na maioria das vezes, a insatisfação que sentimos é apenas temporária. Todos nós temos alturas nas nossas vidas em que não estamos satisfeitos com o que temos ou em que sentimos mais ansiedade.  

No entanto, se vive uma vida de sofrimento e penitência há anos, escolha antes a ansiedade de sair da sua zona de conforto, pois esta ao menos poderá levá-lo a algum lado! 

Quando nos reinventarmos não é uma escolha.

Haverá sempre acontecimentos inesperados nas nossas vidas que nos mudam por completo, sejam estes negativos ou positivos. Quando estes acontecem, é habitual passarmos por uma fase em que somos forçados a nos redescobrir.  

 Acontecimentos como: 

  • O fim de um relacionamento. 
  • A morte de alguém próximo. 
  • O nascimento de um filho. 
  • Um novo emprego numa nova indústria. 

E todos os eventos que nos obrigam a mudar drasticamente quase de um dia para o outro, ou que nos atiram brutalmente fora da nossa zona de conforto. 

Quando surge a necessidade de se reinventar.

Tirando a mudança imposta pelas circunstâncias à nossa volta, existe ainda outra altura ideal para nos reinventarmos, que é quando as nossas ações e rotinas já não nos servem.  

Se atravessa os seus dias com nevoeiro mental, falta de clareza e sem perspetivas para o futuro, dê o primeiro passo na criação de sua nova personalidade, e abandone a sua antiga autoimagem. 

Esta é uma mudança por opção e ao contrário de uma mudança forçada, tem de ser proativo para que se concretize!

Crenças a adotar para se reinventar. 

Quer seja forçado a reinventar-se ou queira fazê-lo por opção própria, existem várias crenças que o vão ajudar a passar pelo processo. 

Para interiorizar essas crenças, comece a pensar nelas frequentemente e faça um esforço para observá-las à sua volta, olhe para o mundo com um novo olhar e aperceba-se do seguinte:

  • Vivemos num mundo de abundância.  
  • As pessoas são sociáveis. 
  • As pessoas têm boas intenções.  
  • O futuro será melhor do que o passado. 
  • Já tem todos os recursos de que necessita para alcançar o que deseja. 
  • Todo o fracasso é temporário. 
  • Todo o fracasso traz aprendizagem.  

Para se reinventar assuma a responsabilidade.

Não tem de ser quem não quer ser, nem viver amargurado com a vida que leva. No entanto, quando acredita que tudo o que lhe acontece é devido a circunstâncias externas, perde o poder de agir. 

Para poder mudar, assuma a responsabilidade pelo que acontece na sua vida, e aí então, reinvente-se.

7 comentários em “Quando chega a altura de se reinventar”

  1. É a primeira vez que estou aqui no blog e adorei o assunto abordado e com certeza irei voltar mais vezes. Senti a necessidade de me reinventar quando decidi entrar no caminho do autoconhecimento, percebi que estava presa a crenças limitantes e me reinventar foi a melhor forma de me libertar disso

    Responder
  2. Realmente sair da zona de conforto é uma ótima opção para começarmos a nos reinventarmos, e assim evoluirmos com pessoa. Sua dicas são simples, mas quando colocadas em práticas possibilitam grandes mudanças.

    Responder

Deixe um comentário

Receba no seu email as minhas ideias pessoais que não partilho no blog!

OS MEUS EBOOKS

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em decidir o que querem realizar, que objetivos escolher, que sonhos perseguir. Embora nunca houvesse uma altura na história com tantas possibilidades como existem hoje em dia, sentem-se como se estivessem presas por uns grilhões e não conseguem avançar nas suas vidas. Essas amarras invisíveis que as fazem sabotar os seus objetivos inconscientemente têm um nome:

Condicionamento social.

Tudo aquilo a que nos expomos condiciona-nos positiva ou negativamente, influenciando as nossas vidas, assim como os resultados que obtemos. Este ebook foi escrito com três objetivos principais:

Ajudá-lo a DECIDIR qual o objetivo que deve perseguir, aprender o que fazer para se LIBERTAR das influências negativas que não o deixam avançar, e ainda, ensiná-lo a AJIR desenvolvendo a sua autodisciplina.

Data de lançamento: 14 de agosto de 2019

Já se perguntou porque é que algumas pessoas parecem atingir os seus objetivos com tanta facilidade, enquanto outras parecem simplesmente “falhar” em tudo? A arte de atingir objetivos não é nenhum segredo guardado a sete chaves. 

As pessoas que conseguem o que querem têm várias coisas em comum. Como já deve ter ouvido dizer, o sucesso deixa pistas, e se quer causar mudanças positivas na sua vida, não precisa de reinventar a roda. 

Este ebook contém um método, dividido em 5 princípios, que é nada mais do que uma forma simples de proceder e com a mentalidade certa. Resume também as fundações de todas as pessoas que estão constantemente a evoluir nas suas vidas e que nunca ficam estagnadas por demasiado tempo, de uma forma prática e fácil de entender.

Data de lançamento: 18 de novembro de 2016

Planeta no universo totalmente conectado

Já reparou que o mundo o quer distrair?

Já reparou que o mundo inteiro o quer distrair? Existe uma abundância de distrações à sua volta, cujo objetivo é recompensá-lo com entretenimento e gratificação

Campa na relva em dia de sol

A morte, este estranho conceito

Nesta data, quando subscreve o blog Desbloqueie-se, recebe um email no qual revelo os três segredos da minha produtividade. Se tivesse de acrescentar um quarto

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!