Como é que a sua vida veio aqui parar?

Alguma vez se perguntou como raio é que a sua vida chegou ao ponto em que está? É provável que sim. Todos nós nos fazemos essa pergunta em determinada altura das nossas vidas.

É curioso como as coisas nunca acontecem exatamente como as planeamos. Ainda assim, somos capazes de alcançar metas importantes, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis.

O futuro é incerto. Mas não assim tanto.

Isto significa que embora o futuro seja incerto, há também uma vertente previsível neste. Essa vertente previsível engloba as áreas onde conseguimos agir com um resultado em vista, e originar o efeito desejado.

O único problema é que o efeito desejado, muitas vezes, não é de facto aquele que mais desejamos.

A psicóloga Jennice Vilhauer começa a sua TED Talk com esta afirmação:

“Você age com base naquilo que espera e não naquilo que quer”

Agir com base naquilo que esperamos e não no que queremos é feito inconscientemente e esta, é uma tremenda revelação!

Significa que precisamos de acreditar mais em nós mesmos.

Como saber aquilo que quer.

Faça-se a seguinte pergunta:

– O que é que eu quero verdadeiramente?

Não aquilo que acha razoável, nem aquilo que acha fácil de conseguir. Mas o que deseja seriamente e sem a influência de opiniões de terceiros.

Quando conseguir responder a esta pergunta, tente por sua vez descobrir onde tem estado o seu foco? Para onde tem dirigido a sua atenção nos últimos anos?

O condicionamento social.

Tem agido meramente com base no que espera? Ou tem conseguido retirar as camadas a mais para poder realizar o que quer verdadeiramente?

As camadas a mais são as suas crenças limitantes, as suas noções preconcebidas, os limites imaginários que criou na sua cabeça e que cresceram até bloquear as suas ações.

Pessoalmente, vou começar a fazer-me esta pergunta pelo menos uma vez por semana, para ter a certeza de não me autossabotar. Sugiro que faça o mesmo.

A partir de uma certa idade, a maioria das pessoas deixa de sonhar e transforma-se em zombies. Os limites das suas zonas de conforto ditam os seus destinos.

Os momentos de clareza.

Há momentos de lucidez em que se perguntam:

– Como é que eu vim aqui parar?

Mas o desconforto derivado de tentar algo novo, de tomar decisões ousadas e de eventualmente fracassar, não as permite avançar nas suas vidas.

Nunca é tarde para causarmos mudanças significativas. Antes de sair da zona de conforto, a pergunta que nos vem à mente é sempre a mesma:

– Estarei preparado?

A resposta é NÃO!

Nunca se está preparado para sair da zona de conforto. Contudo, o desconforto da adaptação é apenas temporário!

E sabe o que mais é temporário?

As nossas vidas.

Se tem a noção de que o que está a viver nada tem a ver com o que quer, depois de se perguntar a si mesmo:

– Como raio é que cheguei aqui?

Faça-se uma pergunta muito mais importante:

– O que tenho de fazer para sair deste ponto?

É altamente improvável que a resposta seja agradável. Pois só existe crescimento na presença do desconforto.

Pergunta: Alguma vez teve de tomar decisões desconfortáveis?

2 comentários em “Como é que a sua vida veio aqui parar?”

  1. oi!
    Verdade nosso futuro é incerto, mas o que podemos fazer é viver o presente o melhor possível.. Pois nossa atitudes são o que importa e delas dependem nosso futuro.

    Responder

Deixe um comentário

Receba no seu email as minhas ideias pessoais que não partilho no blog!

OS MEUS EBOOKS

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em decidir o que querem realizar, que objetivos escolher, que sonhos perseguir. Embora nunca houvesse uma altura na história com tantas possibilidades como existem hoje em dia, sentem-se como se estivessem presas por uns grilhões e não conseguem avançar nas suas vidas. Essas amarras invisíveis que as fazem sabotar os seus objetivos inconscientemente têm um nome:

Condicionamento social.

Tudo aquilo a que nos expomos condiciona-nos positiva ou negativamente, influenciando as nossas vidas, assim como os resultados que obtemos. Este ebook foi escrito com três objetivos principais:

Ajudá-lo a DECIDIR qual o objetivo que deve perseguir, aprender o que fazer para se LIBERTAR das influências negativas que não o deixam avançar, e ainda, ensiná-lo a AJIR desenvolvendo a sua autodisciplina.

Data de lançamento: 14 de agosto de 2019

Já se perguntou porque é que algumas pessoas parecem atingir os seus objetivos com tanta facilidade, enquanto outras parecem simplesmente “falhar” em tudo? A arte de atingir objetivos não é nenhum segredo guardado a sete chaves. 

As pessoas que conseguem o que querem têm várias coisas em comum. Como já deve ter ouvido dizer, o sucesso deixa pistas, e se quer causar mudanças positivas na sua vida, não precisa de reinventar a roda. 

Este ebook contém um método, dividido em 5 princípios, que é nada mais do que uma forma simples de proceder e com a mentalidade certa. Resume também as fundações de todas as pessoas que estão constantemente a evoluir nas suas vidas e que nunca ficam estagnadas por demasiado tempo, de uma forma prática e fácil de entender.

Data de lançamento: 18 de novembro de 2016

Teatro vazio

Quer ser um espectador da sua vida?

Quando estou em sítios públicos muito movimentados, como na baixa da cidade ou em centros comerciais, por vezes observo a imensidão de pessoas que aí

Mãos de um vidente à volta de uma bola

Como prever o seu futuro

Acredita no destino? Eu também. Acredito que tudo o que vai acontecer nos próximos anos já está definido. As circunstâncias em que se vai encontrar,

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!