Como resolver problemas em vez de fazer dramas

Se ganhasse 1 euro por cada vez que assisti a alguém fazer um drama por causa de um problema que acabou por ser resolvido de maneira ridiculamente simples, estaria neste momento a escrever este artigo a bordo de um iate ou de um jato privado.

Existem nas nossas vidas eventos que são tão insignificantes, aos quais atribuímos uma importância de tal magnitude que acabamos por parecer personagens patetas em filmes de comédia.

Os dramas desnecessários.

Não termos moedas para pagar o café e termos de o fazer com uma nota de 5 ou de 10 euros, pedindo desculpa ao empregado enquanto adotamos um ar prostrado e melancólico, como se estivéssemos numa sala de audiências a sermos julgados por homicídio.

Quando começa a chover à hora de sairmos de casa e somos sentenciados a carregar um guarda-chuva. O que acontece porque estamos com azar e não por causa de um fenómeno meteorológico. Ignorando completamente que milhares de pessoas também levam com a mesma chuva.

Não esquecendo a tragédia que é perder um metro e ter de ficar à espera do próximo durante 5 minutos…

Tirando essas situações nas quais o único controle que podemos exercer é em nós próprios, existem problemas que nos causam ansiedade e nos arruínam dias inteiros pelo simples facto de pensarmos neles, em vez de fazermos alguma coisa para os resolver.

Como resolver problemas.

Não sou de forma alguma a exceção à regra. Dou por mim em certas situações a reagir excessivamente, quando a única coisa que precisava de fazer consiste num exercício que aprendi há mais de 10 anos e que requer apenas duas coisas.

Bloco de notas e caneta
Papel e caneta

Este exercício não demora mais do que 30 minutos. Contudo, não se deixe iludir pela sua simplicidade. Pode poupar-lhe dias de ansiedade.

Dê um título ao problema

Para começar, escreva no papel o título do problema. Uma frase simples que descreva o problema de uma forma geral.

Defina o problema.

Por baixo, escreva detalhadamente o problema sem deixar de fora nenhum pormenor.

Escrever detalhadamente o problema vai ajudá-lo a conseguir clareza quando chegar à altura de escrever possíveis soluções.

Este fenómeno acontece porque ao escrever o problema no papel, é como se libertasse espaço na sua cabeça que lhe estava a causar stress, podendo usá-lo para outras coisas.

Escrever o problema vai muitas vezes fazer com que lhe ocorra a solução instantaneamente, tornando desnecessário realizar os passos seguintes. Se tal não acontecer, siga para o próximo passo.

Escreva possíveis soluções.

Releia calmamente tudo o que escreveu para o ajudar a elaborar várias soluções.

ATENÇÃO!

Não tente saltar os dois primeiros passos!  

Apenas ganhará clareza e criatividade para conceber soluções depois de escrever o seu problema detalhadamente no papel.  

Não se limite a uma única hipótese, seja criativo. Por enquanto só está a tentar descobrir soluções.

Quando tiver pelo menos três hipóteses de solução, siga para o próximo passo.

Defina o impacto de cada solução.

Escreva qual o impacto que cada uma das soluções poderá ter nas outras áreas da sua vida.

– Quais os recursos de que necessita para seguir em frente com cada uma das hipóteses que imaginou?

– Qual o impacto que terá no seu tempo?

– Quais os custos em dinheiro?

Escolha a solução.

Acabou o trabalho de escrita. Está na hora da execução. Após a reflexão chegou o momento de escolher qual ou quais as soluções que vai colocar em prática.

Descobri este exercício ainda muito cedo na minha vida, embora não de forma tão completa como a que lhe apresentei, e tenho a certeza absoluta que muitos cabelos brancos me têm sido poupados ao longo dos anos graças ao mesmo.

Usa alguma ferramenta para o ajudar a resolver problemas?

7 comentários em “Como resolver problemas em vez de fazer dramas”

  1. eu gosto muito dos teus textos, são sempre bem motivadores e inspiradores
    Realmente ás vezes nós fazemos tempestade em copo d’água, por simplesmente não pensar direito acabamos dando um ênfase a mais a determinados problemas, mas é preciso ter calma para resolvê-los.
    ótimo texto!

    Responder
  2. Eu sou a rainha do drama! Vou colocar em pratica o que você ensinou e depois de ler o seu post percebi que eu pedia desculpas até ao garçom quando pagava com uma nota maior mesmo hahaha me identifiquei demais.

    Responder
  3. Amei esse post! Recentemente a Nathalia Arcuri do canal “Me poupe!” Lançou um curso gratuito em seu canal com 8 videoaulas chamado “O Problema é seu”. E esse curso fala justamente sobre como resolver os problemas da vida. Ela ensina diversas técnicas e todas eu pude ler aqui! Ando pensando mesmo em como a gente tenta culpar tudo ao nosso redor quando temos um problema, ao invés de tentar resolver.

    Responder
  4. Eu sou as duas pessoas do post em uma só. Resolvo o problema, dou um jeito de achar a solução até quando é problema de outra pessoa, mas faço isso enquanto dramatizo tudo, também, hahaha! Acho importante extravasar a frustração ao invés de guardar, mas sempre no processo porque ficar parado também não ajuda em nada…

    Responder

Deixe um comentário

OS MEUS EBOOKS

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em decidir o que querem realizar, que objetivos escolher, que sonhos perseguir. Embora nunca houvesse uma altura na história com tantas possibilidades como existem hoje em dia, sentem-se como se estivessem presas por uns grilhões e não conseguem avançar nas suas vidas. Essas amarras invisíveis que as fazem sabotar os seus objetivos inconscientemente têm um nome:

Condicionamento social.

Tudo aquilo a que nos expomos condiciona-nos positiva ou negativamente, influenciando as nossas vidas, assim como os resultados que obtemos. Este ebook foi escrito com três objetivos principais:

Ajudá-lo a DECIDIR qual o objetivo que deve perseguir, aprender o que fazer para se LIBERTAR das influências negativas que não o deixam avançar, e ainda, ensiná-lo a AJIR desenvolvendo a sua autodisciplina.

Data de lançamento: 14 de agosto de 2019

Já se perguntou porque é que algumas pessoas parecem atingir os seus objetivos com tanta facilidade, enquanto outras parecem simplesmente “falhar” em tudo? A arte de atingir objetivos não é nenhum segredo guardado a sete chaves. 

As pessoas que conseguem o que querem têm várias coisas em comum. Como já deve ter ouvido dizer, o sucesso deixa pistas, e se quer causar mudanças positivas na sua vida, não precisa de reinventar a roda. 

Este ebook contém um método, dividido em 5 princípios, que é nada mais do que uma forma simples de proceder e com a mentalidade certa. Resume também as fundações de todas as pessoas que estão constantemente a evoluir nas suas vidas e que nunca ficam estagnadas por demasiado tempo, de uma forma prática e fácil de entender.

Data de lançamento: 18 de novembro de 2016

Pessoa deitada numa espreguiçadeira

Como parar de procrastinar

Se ainda resta alguma dúvida sobre o significado desta palavra, podemos resumi-lo afirmando que a procrastinação, é o ato de adiar aquilo que tem a fazer, no momento

Homem a jogar xadrez

O que fazer quando não sabe o que fazer

Ouvimos com muita regularidade que temos de ir atrás dos nossos sonhos, que é fundamental ter um propósito de vida, fazer sacrifícios e “fazer acontecer”.  Graças à tendência

Homem a caminhar numa estrada vazia ao anoitecer

Eles querem vê-lo falhar

Já reparou no que acontece quando tenta melhorar alguma área da sua vida? Quer decida começar a ir ao ginásio ou a desenvolver as suas

Teatro vazio

Quer ser um espectador da sua vida?

Quando estou em sítios públicos muito movimentados, como na baixa da cidade ou em centros comerciais, por vezes observo a imensidão de pessoas que aí

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!