A falta de consistência nas suas ações

Este blog chama-se Desbloqueie-se, e o tema é o desenvolvimento pessoal e a produtividade. Normalmente, as pessoas que leem artigos acerca destes tópicos têm metas específicas que querem concretizar.

Algumas dessas pessoas vão atrás dessas metas com tudo aquilo que têm, outras esforçam-se consideravelmente, e umas quantas têm um ritmo lento, mas ainda assim, fazem aquilo a que se comprometem.

Os inconsistentes.

Para além destes, existe ainda um outro tipo de pessoas que lê sobre estes temas. Este tipo, tem por hábito estabelecer uma meta, esforçar-se para a atingir durante um curto período de tempo, e depois desistir.

Se se identificou com esta descrição, leia este artigo até ao fim e se necessário, releia-o várias vezes.

Para contextualizar a falta de consistência na sua vida, podemos afirmar que é o que acontece quando não consegue realizar ações específicas, a um determinado ritmo e com uma frequência predefinida, por um longo período de tempo.

O oposto dessa situação, ou seja, realizar ações específicas a um determinado ritmo e com uma frequência predefinida por um longo período de tempo, é imprescindível para conseguir alcançar metas de longo prazo, por sua vez as mais gratificantes.

Se não adquirir consistência na forma como se esforça, as hipóteses de se tornar bem-sucedido em qualquer empreendimento serão muito reduzidas. Se tem sido esse o seu caso, tenho uma excelente novidade para si.

Os traços de caráter não são permanentes.

Antes de escrever nos comentários que eu estou equivocado e que o motivo do seu fracasso é porque nasceu com o ADN errado, gostaria que soubesse que se o oposto da afirmação acima referida fosse verdade, este site não existiria, você não estaria a ler este artigo, eu não teria escrito dois ebooks (até à data) e jamais teria criado um negócio sem ajuda externa (nem mesmo com ajuda).

Foi necessário para mim passar por um processo de desenvolvimento pessoal durante anos para chegar aqui. Se não o tivesse feito, a minha vida estaria num patamar totalmente diferente daquele onde está agora, e posso garantir-lhe que não seria para melhor.

Como ganhar consistência seguindo duas regras.

Agora que sabe que é possível mudar e se tem dificuldade em ser consistente, só tem de seguir duas regras muito simples:

1- Escolha uma única meta.

“Aquele que persegue dois coelhos não apanha nenhum”.


-Confúcio-

Mais vale perseguir uma única meta e alcançá-la, ainda que a um ritmo lento, do que correr freneticamente atrás de várias e ficar pelo caminho em todas.

Pode realizar várias metas ao longo da sua estadia neste mundo, não tem de escolher só uma e fazer dela uma missão de vida. Tem sim de realizar uma de cada vez, pelo menos enquanto desenvolve o hábito de ser consistente.

2 – Arranje o raio de uma agenda!

Para ser consistente, tem de colocar numa agenda quando é que vai realizar o trabalho necessário. Pode fazer um planeamento mensal, semanal, ou se preferir diário. Se optar por fazer um planeamento diário faça-o na noite anterior ao dia que planeia.

Ao colocar as suas tarefas numa agenda juntamente com os seus outros compromissos, vai deixar de ser surpreendido por imprevistos como que por magia.

Tudo isto porque quando escreve o que é que vai fazer e a que horas o vai fazer, a sua mente assume-o como algo de prioritário, o que faz com que você se torne mais rigoroso com o seu tempo e não se deixe desviar do seu caminho por outras eventualidades.

Agendar as suas atividades vai permitir-lhe ter ainda outro ganho. Vai desenvolver o que é considerado o mais importante a longo prazo no que toca a realização de objetivos.

Rotinas produtivas.

Quando adquire consistência nas suas ações, durante os primeiros tempos pode ficar com a sensação de que não está a evoluir e de que está a esforçar-se em vão. Contudo, se manter o empenho e as suas rotinas produtivas, as recompensas vão chegar e acredite, estas serão GIGANTESCAS!

Pergunta: Qual a estratégia que usa para ser mais consistente nas suas ações?

2 comentários em “A falta de consistência nas suas ações”

Deixe um comentário

Receba no seu email as minhas ideias pessoais que não partilho no blog!

OS MEUS EBOOKS

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em decidir o que querem realizar, que objetivos escolher, que sonhos perseguir. Embora nunca houvesse uma altura na história com tantas possibilidades como existem hoje em dia, sentem-se como se estivessem presas por uns grilhões e não conseguem avançar nas suas vidas. Essas amarras invisíveis que as fazem sabotar os seus objetivos inconscientemente têm um nome:

Condicionamento social.

Tudo aquilo a que nos expomos condiciona-nos positiva ou negativamente, influenciando as nossas vidas, assim como os resultados que obtemos. Este ebook foi escrito com três objetivos principais:

Ajudá-lo a DECIDIR qual o objetivo que deve perseguir, aprender o que fazer para se LIBERTAR das influências negativas que não o deixam avançar, e ainda, ensiná-lo a AJIR desenvolvendo a sua autodisciplina.

Data de lançamento: 14 de agosto de 2019

Já se perguntou porque é que algumas pessoas parecem atingir os seus objetivos com tanta facilidade, enquanto outras parecem simplesmente “falhar” em tudo? A arte de atingir objetivos não é nenhum segredo guardado a sete chaves. 

As pessoas que conseguem o que querem têm várias coisas em comum. Como já deve ter ouvido dizer, o sucesso deixa pistas, e se quer causar mudanças positivas na sua vida, não precisa de reinventar a roda. 

Este ebook contém um método, dividido em 5 princípios, que é nada mais do que uma forma simples de proceder e com a mentalidade certa. Resume também as fundações de todas as pessoas que estão constantemente a evoluir nas suas vidas e que nunca ficam estagnadas por demasiado tempo, de uma forma prática e fácil de entender.

Data de lançamento: 18 de novembro de 2016

Máquina de escrever antiga

Porque é que escrevo

Já estava na altura de um artigo deste género. Embora este texto seja acerca de mim, estou certo de que outras pessoas poderão retirar daqui

Baleia nas nuvens

Zona de possibilidades

“Se fizer o que sempre fez vai ter o que sempre teve” Já ouviu esta frase? Vou explicar-lhe como é que funciona. Nós humanos somos

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!