O medo de não ser bom o suficiente

Existem algumas coisas que embora não sejam visíveis à superfície, são comuns a quase todo o mundo. O medo de não ser bom o suficiente é sem dúvida uma delas.

Quando pensa naquelas pessoas que são consideradas excecionais naquilo que fazem, tanto as que são humildes como as que agem de maneira arrogante, pode não lhe passar pela cabeça que têm esse tipo de pensamentos.

A insegurança é universal.

Todos nós temos de lidar com esse medo. No meu caso em concreto, sei que tenho muitos leitores mais inteligentes e mais literatos do que eu.

O que por vezes me leva a pensar se consigo escrever com qualidade suficiente para conseguir manter uma audiência, mesmo tendo dados concretos que me indicam que o trafego deste site aumenta de dia para dia (Google Analytics).

A excelência é acessível a toda a gente.

Acredito que qualquer pessoa pode atingir um patamar muito alto na sua área de eleição, se dedicar as horas de prática e de trabalho necessárias para tal.

Normalmente, essa área está relacionada com alguma coisa que gosta de fazer, algo em que pode trabalhar durante horas e horas e no final sente-se melhor do que quando começou! Pode saber o que é no seu caso, ou não ter descoberto ainda.

De onde vem a nossa insegurança?

As alturas em que o seu medo de não ser bom o suficiente está mais presente, são sempre as alturas em que se dá um determinado cenário.

Você não está a fazer nada.

Quando passa os seus dias num estado de passividade e não faz rigorosamente nada para realizar alguma das suas aspirações, seja uma meta pequena ou um objetivo de longo prazo, cria-se um espaço dentro da sua cabeça que vai ser ocupado pelo medo.

Nas alturas em que procrastina o tempo todo, as dúvidas acerca de si mesmo vão estar bem latentes no seu pensamento.

Para acabar com esses duvidas existe uma solução.

Meta mãos à obra.

Se estiver a fazer alguma coisa para melhorar a qualidade da sua vida, a dúvida começa a desvanecer-se e passa para segundo plano. O medo de não sermos bons o suficiente nunca vai desaparecer. No entanto, podemos torná-lo num sussurro quase inaudível.

Seja mais produtivo na sua vida, para si e à sua maneira. Nem que seja só um bocadinho todos os dias. Desta forma, a cada dia que passar, ficará mais perto de se tornar na pessoa que ambiciona ser.

Para finalizar quero deixá-lo com esta citação de Marianne Williamson:

“O nosso maior medo não é o de sermos inadequados, o nosso maior medo é o de sermos poderosos além da medida. É a nossa luz, e não a nossa escuridão que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: – Quem sou eu para ser brilhante, bonito, talentoso e fabuloso? Na verdade, quem é você para não o ser? “


-Marianne Williamson-

Pergunta: O que faz para ultrapassar o medo e a dúvida?

Deixe um comentário

Receba no seu email as minhas ideias pessoais que não partilho no blog!

OS MEUS EBOOKS

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em decidir o que querem realizar, que objetivos escolher, que sonhos perseguir. Embora nunca houvesse uma altura na história com tantas possibilidades como existem hoje em dia, sentem-se como se estivessem presas por uns grilhões e não conseguem avançar nas suas vidas. Essas amarras invisíveis que as fazem sabotar os seus objetivos inconscientemente têm um nome:

Condicionamento social.

Tudo aquilo a que nos expomos condiciona-nos positiva ou negativamente, influenciando as nossas vidas, assim como os resultados que obtemos. Este ebook foi escrito com três objetivos principais:

Ajudá-lo a DECIDIR qual o objetivo que deve perseguir, aprender o que fazer para se LIBERTAR das influências negativas que não o deixam avançar, e ainda, ensiná-lo a AJIR desenvolvendo a sua autodisciplina.

Data de lançamento: 14 de agosto de 2019

Já se perguntou porque é que algumas pessoas parecem atingir os seus objetivos com tanta facilidade, enquanto outras parecem simplesmente “falhar” em tudo? A arte de atingir objetivos não é nenhum segredo guardado a sete chaves. 

As pessoas que conseguem o que querem têm várias coisas em comum. Como já deve ter ouvido dizer, o sucesso deixa pistas, e se quer causar mudanças positivas na sua vida, não precisa de reinventar a roda. 

Este ebook contém um método, dividido em 5 princípios, que é nada mais do que uma forma simples de proceder e com a mentalidade certa. Resume também as fundações de todas as pessoas que estão constantemente a evoluir nas suas vidas e que nunca ficam estagnadas por demasiado tempo, de uma forma prática e fácil de entender.

Data de lançamento: 18 de novembro de 2016

Ás de paus

Descubra a sua vantagem injusta

Cada um de nós tem uma inclinação para fazer alguma coisa muito melhor do que outros, apesar de muitas vezes, esta ser uma habilidade escondida. Se for

Homem a caminhar numa estrada vazia ao anoitecer

Eles querem vê-lo falhar

Já reparou no que acontece quando tenta melhorar alguma área da sua vida? Quer decida começar a ir ao ginásio ou a desenvolver as suas

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!