Foque-se ou deixe-se levar para uma vida que não quer

O foco, é uma das habilidades mais importantes que pode desenvolver. Sem este, a grande maioria dos seus esforços podem tornar-se infrutíferos.

O foco é o ponto ou o lugar onde se concentra a energia ou o esforço. Realizar uma atividade estando focado na mesma tem um resultado completamente diferente do que realizar a mesma atividade, durante o mesmo tempo, sem estar minimamente focado. 

Para a maioria das coisas, fazer algo estando focado não é mais cansativo do que as fazer sem o estar.

As vantagens de trabalhar com foco.

Curiosamente, se está a trabalhar nalgum projeto e consegue estar focado, o tempo passa mais rápido, as tarefas fluem com mais facilidade, consegue ser mais produtivo e quando chega ao fim, existem ainda duas grandes vantagens:

1 – O resultado é muito melhor.

2 – A sensação de dever cumprido é extraordinária.

Conseguir estar plenamente concentrado em algo é muito mais fácil do que se imagina. O difícil, é manter esse foco. Dormir o suficiente todas as noites é uma das coisas mais importantes no que toca à sua capacidade de se focar.

Para além disso, se estiver num estado emocional calmo quando começa a executar alguma tarefa, à medida que o tempo passa e fica absorvido, ganha também mais foco.

Então qual é o problema?

Os destruidores de foco.

Existem vários destruidores de foco. Estes são os que considero os piores, os mais terríveis, os mais prejudiciais e para os quais temos de tomar medidas diariamente se não queremos que acabem constantemente com o nosso foco!

Interrupções e multitasking.

Pessoalmente, qualquer que seja o projeto em que me encontre a trabalhar, nada acaba mais rápido com a minha produtividade do que constantes interrupções do meu foco.

Sejam elas causadas por outras pessoas, pelo telemóvel, pelos emails ou qualquer outro tipo de interrupção.

Se quer manter o seu foco, deve tomar medidas de maneira a trabalhar por períodos de tempo predeterminados sem ser interrompido, isto se não quiser demorar 10 vezes mais tempo do que o necessário a concluir uma tarefa.

Existem estudos que demonstram que sempre que ocorre uma interrupção, demora sensivelmente 15 minutos a recuperar o foco e a voltar a trabalhar a partir do ponto onde se encontrava.

O que isto também nos diz, é que realizar várias tarefas ao mesmo tempo torna-se muito ineficiente. Muitas pessoas acham que o multitasking é uma boa maneira de serem produtivas, o que não poderia estar mais longe da verdade.

Se estiver constantemente a alternar entre uma tarefa e outra, nunca chega a estar plenamente focado em nenhuma.

Técnica de pomodoro.

A técnica de pomodoro consiste em trabalhar por períodos de 25 minutos ininterruptos, durante os quais não faz mais nada sem ser a tarefa planeada.

Passados esses 25 minutos, pode fazer uma pausa de 5 e aproveitar para relaxar, para logo de seguida voltar a trabalhar novamente por outro período de 25 minutos.

Após o ter feito 4 vezes, ou seja trabalhar 25 minutos e fazer uma pausa de 5, pode agora fazer uma pausa de 20 a 30 minutos. Para ser bem-sucedido a usar esta técnica, é obrigatório preparar-se para que não tenha interrupções durante os 25 minutos em que estiver ocupado.

Tire o som do telemóvel ou meta-o fora do seu alcance, se usar um computador não tenha rigorosamente mais nenhumas janelas abertas sem ser as que precisa, avise todas as pessoas que poderão eventualmente interrompê-lo de que não deverão fazê-lo durante aqueles 25 minutos e elimine todas as distrações que estejam ao seu alcance, antes de começar a trabalhar.

Para se tornar o mais eficiente possível, use a técnica de pomodoro executando apenas uma tarefa de cada vez.

O sítio mais importante em que se deve focar.

Para finalizar, existe ainda outro lugar onde o foco é de extrema importância. Se não mantiver o foco nesse lugar, vai ser arrastado por um caminho que não quer.

Por esta altura, já deve ter percebido qual é esse sítio onde deve estar sempre focado, no entanto, caso não tenha chegado lá aqui vai:

Na sua vida.

Ter foco na sua vida significa saber o que quer, tomar as suas decisões com base naquilo em que acredita, traçar metas que estejam congruentemente alinhadas com os seus valores e não com base no que as outras pessoas acham que deve fazer.

Se estiver focado no que deseja realizar, dificilmente deixará que outras pessoas o arrastem por um caminho que não é o seu. Se optar por não fazer escolhas, por não decidir o que quer e por não estar focado, vai deixar que outras pessoas lhe imponham as suas regras.

Outros vão automaticamente fazer com que se foque no que eles querem e viverá seguindo princípios completamente desalinhados de quem você é verdadeiramente.

Foque-se no que deseja, ou corre risco de acabar por viver uma vida que não quer.

Pergunta: Como faz para manter o foco?

Deixe um comentário

Receba no seu email as minhas ideias pessoais que não partilho no blog!

OS MEUS EBOOKS

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em decidir o que querem realizar, que objetivos escolher, que sonhos perseguir. Embora nunca houvesse uma altura na história com tantas possibilidades como existem hoje em dia, sentem-se como se estivessem presas por uns grilhões e não conseguem avançar nas suas vidas. Essas amarras invisíveis que as fazem sabotar os seus objetivos inconscientemente têm um nome:

Condicionamento social.

Tudo aquilo a que nos expomos condiciona-nos positiva ou negativamente, influenciando as nossas vidas, assim como os resultados que obtemos. Este ebook foi escrito com três objetivos principais:

Ajudá-lo a DECIDIR qual o objetivo que deve perseguir, aprender o que fazer para se LIBERTAR das influências negativas que não o deixam avançar, e ainda, ensiná-lo a AJIR desenvolvendo a sua autodisciplina.

Data de lançamento: 14 de agosto de 2019

Já se perguntou porque é que algumas pessoas parecem atingir os seus objetivos com tanta facilidade, enquanto outras parecem simplesmente “falhar” em tudo? A arte de atingir objetivos não é nenhum segredo guardado a sete chaves. 

As pessoas que conseguem o que querem têm várias coisas em comum. Como já deve ter ouvido dizer, o sucesso deixa pistas, e se quer causar mudanças positivas na sua vida, não precisa de reinventar a roda. 

Este ebook contém um método, dividido em 5 princípios, que é nada mais do que uma forma simples de proceder e com a mentalidade certa. Resume também as fundações de todas as pessoas que estão constantemente a evoluir nas suas vidas e que nunca ficam estagnadas por demasiado tempo, de uma forma prática e fácil de entender.

Data de lançamento: 18 de novembro de 2016

Planeta Terra

O que estamos nós aqui a fazer?

Talvez eu esteja a partir do pressuposto errado ao pensar que somos importantes e que estamos aqui a fazer alguma coisa. Nada obstante, acredito que

Mão com globo no ar

A vida é injusta, mas não para si!

Nunca, em toda a minha vida, ouvi alguém dizer que a vida é justa. Curiosamente, também nunca ouvi ninguém afirmar ser privilegiado e que a vida é injusta

Livro num mesa com uma vela

O mito da preparação

Admito que não estou minimamente preparado para escrever este artigo. Depois do sucesso do último longo e trabalhado texto que publiquei. Tenho a sensação de

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!