O poder de fazer um pouco todos os dias

Quem nunca ouviu um amigo ou um familiar dizer “se queres alguma coisa, atira-te de cabeça”?

Não esquecendo a famosa história acerca de um líder militar que assim que desembarcou com as suas tropas no território do inimigo, mandou os soldados queimarem os próprios barcos para evitarem pensar numa eventual fuga e serem obrigados a vencer a batalha.

História essa que não tem qualquer registo histórico, sendo apenas um mito. Por mais inspiracional que seja.

A insustentabilidade do excesso de trabalho a longo prazo.

Expressões como “dar o nosso melhor” e “ou vai ou racha”, trazem visões de glória e até motivação, mas apenas são eficientes para realizar projetos a curto prazo. Tentar manter uma atitude de super homem 7 dias por semana a longo prazo, apenas vai levá-lo ao burnout.

Infelizmente, devido à cultura de gratificação imediata dos dias de hoje, a maioria das pessoas tem uma visão romântica acerca do sucesso, e daquilo que é necessário fazer para o alcançar.

Pensam para consigo mesmas:

“Um dia destes, ficarei acordado a noite inteira, e durante essa noite vou escrever o plano de negócios da minha espetacular ideia! E depois, serei multimilionário!”

Embora a ironia no meu último parágrafo seja bem evidente, não são invulgares as pessoas que acham que chegará um dia em que, de um momento para o outro, vão começar a colocar o esforço necessário para concretizar as suas aspirações, e que estas se vão realizar em pouco tempo.

Agem como se estivessem a fazer um sprint, sem se aperceberem que estão na realidade a correr uma maratona. Esgotam-se rapidamente e ao longo dos anos, desmotivam por nunca levar nada até ao fim.

Se se identificou com a última afirmação, tenho uma boa notícia para si. Existe uma abordagem muito mais poderosa do que se encher de motivação, a qual se desvanece rapidamente de qualquer das formas.

Fazer um pouco todos os dias.

Fazer um pouco todos os dias não custa, e mesmo que custe é apenas no início. No máximo o primeiro mês (e já estou a exagerar). Desenvolver o hábito de fazer um pouco todos os dias torna aquilo que tem a fazer em comportamentos automáticos.

O melhor dos comportamentos automáticos, é que estes não requerem esforço da sua parte!

Como garantir o seu sucesso.

Ao trabalhar para alcançar as suas metas um bocadinho todos os dias, não só evita o desgaste, como ainda garante resultados espetaculares a longo prazo.

O resultado de todas as pequenas rotinas diárias cria um efeito de bola de neve invisível. No próprio dia em que as realizamos, podem parecer insignificantes. Mas a longo prazo, é impossível não notar o grande impacto positivo que estas acabam por ter!  

Alguns exemplos de “fazer um pouco todos os dias”:

– Escrever 30 minutos por dia.

– Fazer exercício físico 40 minutos por dia.

– Ler 1 hora por dia.

– Estudar 20 minutos por dia.

Resumindo, fazer qualquer coisa de 15 minutos a 1 hora, todos os dias. (Os fins-de-semana são opcionais).

Não importa que tenha uma paixão pelo que tem de fazer. O que interessa, é a construção do hábito, pois a paixão tem flutuações enquanto que o hábito permanece.

Há apenas uma regra. Quer o faça por 15 minutos, quer o faça por 1 hora, tem de o fazer sem interrupções.

Pequenas rotinas diárias em blocos de tempo sem interrupções podem transformar totalmente as nossas vidas, mas apenas se formos consistentes a longo prazo.

Pergunta: O que já conseguiu realizar na sua vida fazendo apenas um bocadinho todos os dias?

6 comentários em “O poder de fazer um pouco todos os dias”

  1. Bom saber que já tenho esses habitos que descreveu aqui hahah
    Fazendo um pouco todos os dias a gente consegue ir longe.

    Desculpa, mas eu achei muito triste a história do lider militar. eu hein. isso foi desmotivador pra mim.

    Responder
  2. No momento estou começando a fazer minhas tarefas em blocos de tempo, coisa que eu não tinha costume antes e achava que era melhor sempre dar um passo maior que a perna.O resultado? Frustração. Mas eu me sinto bem melhor e mais produtiva do jeito que faço agora, eu gostei muito do texto e me incentivou a querer melhorar mais, tanto minha construção de hábitos quando a minha definição de metas diárias

    Responder
    • Concordo totalmente você! Sempre digo que o futuro que queremos é construído um pouquinho cada dia. Hábitos e rotinas são ferramentas poderosas para alcançar objetivos e muitas vezes subestimadas pelas pessoas. Ótimo texto!

      Responder
  3. Sempre que tenho muitas coisas para fazer o meu namorado me diz a frase que ele adora: “dividir para conquistar”. Isso remete muito ao seu texto, pois fazer um pouco a cada dia é uma ótima estratégia para conseguir alcançar o que a gente almeja.

    Responder

Deixe um comentário

Receba no seu email as minhas ideias pessoais que não partilho no blog!

OS MEUS EBOOKS

Nos dias que correm, cada vez mais pessoas sentem dificuldade em decidir o que querem realizar, que objetivos escolher, que sonhos perseguir. Embora nunca houvesse uma altura na história com tantas possibilidades como existem hoje em dia, sentem-se como se estivessem presas por uns grilhões e não conseguem avançar nas suas vidas. Essas amarras invisíveis que as fazem sabotar os seus objetivos inconscientemente têm um nome:

Condicionamento social.

Tudo aquilo a que nos expomos condiciona-nos positiva ou negativamente, influenciando as nossas vidas, assim como os resultados que obtemos. Este ebook foi escrito com três objetivos principais:

Ajudá-lo a DECIDIR qual o objetivo que deve perseguir, aprender o que fazer para se LIBERTAR das influências negativas que não o deixam avançar, e ainda, ensiná-lo a AJIR desenvolvendo a sua autodisciplina.

Data de lançamento: 14 de agosto de 2019

Já se perguntou porque é que algumas pessoas parecem atingir os seus objetivos com tanta facilidade, enquanto outras parecem simplesmente “falhar” em tudo? A arte de atingir objetivos não é nenhum segredo guardado a sete chaves. 

As pessoas que conseguem o que querem têm várias coisas em comum. Como já deve ter ouvido dizer, o sucesso deixa pistas, e se quer causar mudanças positivas na sua vida, não precisa de reinventar a roda. 

Este ebook contém um método, dividido em 5 princípios, que é nada mais do que uma forma simples de proceder e com a mentalidade certa. Resume também as fundações de todas as pessoas que estão constantemente a evoluir nas suas vidas e que nunca ficam estagnadas por demasiado tempo, de uma forma prática e fácil de entender.

Data de lançamento: 18 de novembro de 2016

Ás de paus

Descubra a sua vantagem injusta

Cada um de nós tem uma inclinação para fazer alguma coisa muito melhor do que outros, apesar de muitas vezes, esta ser uma habilidade escondida. Se for

Mulher a tapar os olhos fazendo uso da intuição

Como ouvir a sua intuição

Quem é que nunca se viu confrontado com a dicotomia de seguir a intuição, ou o raciocínio lógico? Com a quantidade de decisões que precisamos

Campa na relva em dia de sol

A morte, este estranho conceito

Nesta data, quando subscreve o blog Desbloqueie-se, recebe um email no qual revelo os três segredos da minha produtividade. Se tivesse de acrescentar um quarto

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!