Zona de possibilidades

“Se fizer o que sempre fez vai ter o que sempre teve”

Já ouviu esta frase?

Vou explicar-lhe como é que funciona.

Nós humanos somos criaturas de hábitos. Sem nos apercebermos, funcionamos diariamente da mesma maneira, com os mesmos costumes, as mesmas rotinas, a mesma lengalenga.

Existem variações, mas as ações que realizamos numa base diária são sensivelmente as mesmas que temos vindo a realizar há bastante tempo.

Para que saiba, temos cerca de 60.000 pensamentos por dia e na sua grande maioria, são os mesmos que tivemos no dia anterior. Como se isso não bastasse, esses pensamentos são maioritariamente negativos.

Observe o seu grupo de amigos, a sua família e as pessoas com quem passa mais tempo. Você conhece-os, certo? Eles têm os seus próprios hábitos, a sua própria maneira de estar e a vida deles é mais ou menos sempre a mesma.

Têm sempre o mesmo género de problemas, a mesma maneira de ver as coisas, o mesmo tipo de ambições.

Só ocorrem mudanças nas suas personalidades quando algum acontecimento com grande impacto emocional surge arbitrariamente.

Onde é que isto tudo nos leva?

A zona de possibilidades.

A sua zona de possibilidades define aquilo que é possível acontecer na sua vida.

Já se perguntou como é que algumas pessoas criam negócios bem-sucedidos sem qualquer ajuda?

Como é que algumas pessoas estão sempre a conhecer outras pessoas interessantes e construindo uma rede de contactos que as favorece?

Como é que outras pessoas realizam as suas ambições, as suas metas e os seus sonhos?

Nunca se perguntou porque é que para alguns tantos acontecimentos extraordinários são possíveis?

A resposta, é porque essas pessoas têm uma zona de possibilidades muito maior do que a sua.

Aquilo que define a sua zona de possibilidades é a quantidade de ações novas que decide tomar, assim como a qualidade das mesmas. Quanto mais ações novas tomar e quanto mais mudar as suas rotinas e adquirir novos hábitos, mais aumenta a sua zona de possibilidades.

Ações diferentes provocam acontecimentos diferentes.

Infelizmente, a maneira de agir da maior parte das pessoas mantém-se sempre no mesmo registo, com as mesmas ações, a mesma forma de ver o mundo, os mesmos comportamentos e os mesmos hábitos.

Agindo dessa forma, as suas possibilidades de mudança são sempre as mesmas e sempre com o mesmo grau de significância.

Se quer tornar possível a realização das suas maiores ambições, dos seus maiores desejos e dos seus maiores sonhos, tem de aumentar a sua zona de possibilidades e para isso só existe uma forma.

Aumentar a sua zona de conforto.

A zona de conforto.

O tamanho da sua zona de possibilidades é diretamente proporcional ao tamanho da sua zona de conforto.

As ações necessárias para concretizar os seus sonhos, são ações que não está habituado a realizar. Como são ações com as quais não está familiarizado, ao executá-las, é provável que sinta ansiedade e desconforto, pois estas estão fora da sua zona de conforto.

No entanto, com o tempo essas ações deixarão de lhe causar qualquer tipo de ansiedade. Quando isso acontece, significa que aumentou a sua zona de conforto, aumentando assim também a sua zona de possibilidades.

Para aumentar a sua zona de possibilidades, tem de aumentar a sua zona de conforto obrigatoriamente.

A prisão mental.

O condicionamento social, as convenções morais, as noções pré-concebidas, os estigmas, os rótulos e todos esses paradigmas que lhe foram e são enfiados na cabeça a toda à hora, mantêm-no preso dentro da sua minúscula zona de conforto.

Pode ser difícil agir fora da sua zona de conforto no início, mas se não o fizer, o tamanho da sua zona de possibilidades vai manter-se o mesmo para sempre, e as possibilidades de mudança na sua vida (ou falta delas) permanecerão as mesmas também.

Durante anos, perguntei-me a mim mesmo porque é que os resultados das minhas ações eram sempre os mesmos, porque é que aquilo que eu queria não acontecia? Porque é que nunca tinha sorte?

Quando finalmente obtive a resposta, descobri que a razão pela qual não conseguia realizar as minhas ambições, era porque não estava a fazer nada por isso!

Os meus padrões de comportamento eram sempre os mesmos e as minhas ações habituais mantinham-me dentro de uma zona de conforto que nem sequer tinha sido definida por mim!

Neste blog encontra diversos artigos que essencialmente contribuem para:

Ajudá-lo a aumentar a sua zona de possibilidades.

Facultar-lhe as ferramentas para realizar as suas metas mais ambiciosas.

Ajudá-lo a reaprender a pensar pela sua própria cabeça.

Tudo isto para que possa de uma vez por todas desbloquear a sua vida.

Pergunta: Que ações novas pode começar hoje mesmo a realizar de maneira a aumentar a sua zona de possibilidades?

Deixe um comentário

Homem a desenhar

Trabalho árduo vs talento

Uma das crenças populares mais prejudiciais de hoje em dia, é a de que precisa de ter uma determinada vocação para ter sucesso. É prejudicial

Máquina de escrever antiga

Porque é que escrevo

Já estava na altura de um artigo deste género. Embora este texto seja acerca de mim, estou certo de que outras pessoas poderão retirar daqui

Livro num mesa com uma vela

O mito da preparação

Admito que não estou minimamente preparado para escrever este artigo. Depois do sucesso do último longo e trabalhado texto que publiquei. Tenho a sensação de

Pessoa deitada numa espreguiçadeira

Como parar de procrastinar

Se ainda resta alguma dúvida sobre o significado desta palavra, podemos resumi-lo afirmando que a procrastinação, é o ato de adiar aquilo que tem a fazer, no momento

José Lança

José Lança

José Lança é o criador do blog Desbloqueie-se, onde milhares de pessoas espalhadas pelos quatros canto do mundo já foram procurar inspiração para os seus desafios. Dedica o seu tempo à escrita de não ficção, explorando temas que abrangem desde o desenvolvimento pessoal ao condicionamento social, passando por tudo aquilo que tem impacto na produtividade pessoal de cada indivíduo. Acredita que o seu propósito de vida é atingir a maestria num único campo, ao longo de toda a sua vida.
error: Content is protected !!